Ministro do STF Luiz Edson Fachin visita Rondinha

29/03/2018

A quinta-feira dia 29 de março ficará na história, pois, foi o dia em que o povo rondinhense prestou homenagens ao seu filho ilustre Luiz Edson Fachin, Ministro do Supremo Tribunal Federal. A visita de Fachin encerrou com brilhantismo às programações comemorativas ao 53º aniversário do município, comemorados neste dia 28 de março.

A chegada do Ministro Fachin acompanhado pela esposa Rosana ocorreu às 10:30 hs na Escola Francisco mariano Braga onde foi recepcionado pelo Prefeito Ezequiel Pasquetti e primeira-dama Adriana, Vice Aldomir Cantoni e esposa Jocelina, Secretários, Vereadores, Autoridades da região, estado, imprensa e população ao som da Banda do Exército que entoou cantigos populares brasileiros.

Durante a solenidade oficial ocorrida no auditório da Escola, uma mesa formada por renomadas autoridades representando o Governo Estadual, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa, Famurs, além do Prefeito Pasquetti, Vice Cantoni e esposas e com a presença do homenageado Fachin, entre outras.

Ao fazer o uso da palavra Fachin declarou sua emoção em visitar Rondinha, terra onde nasceu e onde sua família residiu, proferiu palavras no dialeto italiano saudando a todos, declarou que parte de si sempre permaneceu em Rondinha e esse sentimento sempre lhe acompanha por onde vai. Fachin declarou que a vida lhe oportunizou inúmeros desafios e missões, tendo encarado a todos com a mesma dedicação, seriedade e ética nas ações e condutas. Falou da importância da família, da religiosidade em especial da fé. Ao final do discurso de 35 minutos foi aplaudido em pé pelas pessoas que lhe ouviram.

A programação teve continuidade as 13:00hs quando foi servido um almoço para mais de 600 pessoas no CTG Pousada dos Tropeiros com apresentações da Banda do Exército e das Invernadas da entidade.

O roteiro teve sequência as 15:00hs quando a caravana de autoridades acompanhou o Ministro Fachin e esposa até a Linha Gramado visitando o local exato onde ainda existem vestígios de onde morou a família Fachin.

Logo em seguida já na Osteria Pasqualli Fachin teve a oportunidade de conversar com algumas pessoas idosas que conviveram com seus pais e demais familiares quando relataram o modo de vida à época e das atividades que a família do Ministro realizava habitualmente.

No retorno a cidade de Rondinha o Ministro e autoridades visitaram o Centro Administrativo.

Fechando sua estada no município e já à noite Fachin e esposa, acompanhados pelo Prefeito Pasquetti participaram da Santa Missa em preparação à Páscoa na Igreja Nossa Senhora do Rosário.

O Prefeito Pasquetti, em nome do povo rondinhense, agradeceu a visita de Fachin, declarando que foi um dia histórico para a comunidade, marcado pela emoção em receber uma autoridade conceituada e filho rondinhense.

Fachin igualmente agradeceu todo o carinho e homenagens prestadas à ele e sua família, dizendo que o momento foi de profunda emoção e que levará tudo consigo eternamente.

HISTÓRICO DO MINISTRO.

Luiz Edson Fachin nasceu em Rondinha - RS, em 8 de fevereiro de 1958, filho único da professora Otília Cerbaro e do agricultor Dionísio Fachin. Aos dois anos de idade mudou-se com a família para a cidade de Toledo, no Paraná.

Aos 17, passou a viver em Curitiba, onde estudou, tornou-se advogado e constituiu família. Casou-se com Rosana Amara Girardi Fachin, desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, com quem tem duas filhas, que lhe deram dois netos.

Construiu uma sólida trajetória jurídica e acadêmica. Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fachin cursou pós-doutorado no Canadá e também atuou como professor visitante do King’s College, do Reino Unido, e pesquisador convidado do Instituto Max Planck da Alemanha.

Em 1991, iniciou seu trabalho como professor da UFPR onde permaneceu até tornar-se Ministro do Supremo Tribunal Federal. Também é autor de diversas obras, ensaios e artigos jurídicos. Atualmente é o relator da Operação Lava Jato no STF.

Acesse: http://www.diariors.com.br/site/noticias/24868-rondinha-%E2%80%93-ministro-do-stf-luiz-edson-fachin-visitou-sua-terra-natal-onde-foi-homenageado.html