Ir para o conteúdo principal

Município mais uma vez inova na realização de Projetos Culturais

13/07/2017

Imagem principal

Assim como aconteceu nos últimos anos, Rondinha será palco de um inovador e ousado projeto na área artística. A obra será um filme documentário sobre a história do Município. A exibição pública acontecerá em março de 2018, mês que Rondinha irá comemorar 54 anos da Emancipação Político Administrativa.

A criação do filme ficará a cargo do cineasta Tito Grando e do professor de história Jonatan Di Domenico, além do envolvimento das oficinas de teatro, dança, corais e demais grupos artístico culturais do município de Rondinha.

Como afirma Jonatan: “Nosso objetivo é retratar aspectos da história de Rondinha por meio do cinema, desde o início de sua colonização com a chegada dos primeiros moradores, por volta de 1919, até atualidade histórica do nosso município. O momento se mostra mais oportuno do que nunca, pois o ano de 2018 antecederá o ano do centenário da imigração italiana no município. Nos espetáculos culturais que fizemos (Paese Della Speranza (2014) e Città Della Speranza (2015)) utilizamos do recurso do vídeo como um dos elementos da narrativa, entretanto agora nosso objetivo é fazer uma obra inteiramente audiovisual”.

Documentário, na definição do Tito, é um filme de não ficção que se caracteriza pelo compromisso da exploração da realidade e da história. Tito acrescenta: “Como todos da região sabem, nós trabalhamos com teatro, mas nossa formação acadêmica é em outras áreas. Eu estudei Cinema na PUCRS e o Jonatan História na UPF. Fazer teatro nós aprendemos nos festivais pelo estado, acho que no total foram uns 30. Nós fazíamos, refazíamos, repetíamos todo o processo e depois desconstruíamos tudo para termos um estilo mais próprio. Agora queremos uma obra mais formal, colocando o conhecimento adquirido na universidade em um único projeto“.

Desta forma, o Poder Público Municipal de Rondinha mais uma vez demonstra-se preocupado e engajado com a cultura de sua gente, buscando através desse novo projeto trazer história, memórias, risos e emoções a todos aqueles que participam de todo um longo projeto de produção desse material, bem como para aqueles que virão prestigiar como espectadores mais esse novo projeto cultural.

Fonte: DiárioRS



Acesse: http://www.diariors.com.br/site/noticias/21743-rondinha-munic%C3%ADpio-mais-uma-vez-inova-na-realiza%C3%A7%C3%A3o-de-projetos-culturais.html

Últimas Publicações

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e garantir um funcionamento adequado de suas funcionalidades. Para saber mais sobre o uso de dados, acesse nossa Política de Privacidade

Entendi