Iniciada última etapa de concretagem da barragem do rio lambari

03/01/2019

A etapa final de construção da Barragem de Contenção no Rio Lambari consiste no revestimento integral da parede interna da obra empregando estrutura em ferro e concreto conforme projeto da engenharia responsável.

A execução física do barramento iniciou no dia 24/08/2016 com a remoção de árvores, galhos, solo superficial e limpeza do local até chegar a terra firme. Em ato contínuo, foi promovida a licitação para construção do vertedouro de fundo em linhas de bueiro com envelopamento de concreto. Após, foi iniciado o transporte, aterramento e compactação do solo, atividade desenvolvida com uso de equipamentos da própria municipalidade, através da equipe da Secretaria Municipal de Obras que, de forma intercalada com os serviços habituais, realizou o transporte de aproximadamente 3 mil cargas de solo específico, transportado de um local distante a 6 km da obra.

Finalizado o barramento em solo compactado, iniciou-se a etapa de concretamento da parte superior da ‘’taipa’’, em seguida foi construída a estrutura em concreto da parte externa que além de garantir a segurança da obra, terá função simultânea de escoamento da água represada, caso, eventualmente, a barragem atingir o limite máximo de capacidade.

O Prefeito Ezequiel Pasquetti tem acompanhado atentamente todas as fases de execução do projeto o qual resolverá um grave e antigo problema dos alagamentos enfrentados pela população rondinhense, especialmente a comunidade ribeirinha ao canal. Pasquetti enfatizou que o andamento do projeto está sendo viabilizado, graças ao esforço da equipe administrativa contendo gastos e concentrando esforços na viabilização da obra a qual está sendo custeada com recursos próprios do município.

Acesse: http://www.diariors.com.br/site/cidades/rondinha/27851-rondinha-%E2%80%93-iniciada-%C3%BAltima-etapa-de-concretagem-da-barragem-do-rio-lambari.html