MOÇÃO DE REPÚDIO Nº 02/2018

MOÇÃO DE REPÚDIO Nº 02/2018

Senhores vereadores:

Moção de repúdio ao Ministro da Agricultura, pelas

ações do governo que permitem as importações do

leite em pó, e também em relação ao preço do leite.

Os vereadores que esta subscrevem, requerem na forma regimental, que seja encaminhado a moção de Repúdio ao ministro da agricultura, as ações de governo que permitem as importações do leite em pó, e também outras providencias do governo em relação do preço do leite pago aos produtores.

Justificativa:

Com o objetivo de atender os produtores de leite que não conseguem se manter com o preço pago pelo litro de leite diante da clara monopolização do setor, se fazem necessárias ações urgentes para proteger a produção da agricultura familiar, com medidas que garantem um preço justo. Além do preço baixo e com os valores dos insumos aumentando significativamente nos últimos anos, motivo que deixa a atividade inviável, assim os produtores estão deixando o campo e desistindo da atividade leiteira, tendo como consequências o êxodo rural, desemprego e a diminuição do retorno de impostos ao município. O principal motivo da queda do preço do leite foi a importação de leite em pó, só esse ano entrou no país aproximadamente 90.000 toneladas, principalmente da Argentina e Uruguai, com 53,2% e 38,00% respectivamente, ou seja, mais de 90% do total. Essa quantidade equivale a 64 dias de produção em todo o Estado do Rio Grande do Sul. Só no mês de outubro em relação a setembro desse ano a importação mais que dobrou, e em relação a outubro desse ano com outubro do ano passado quase triplicou.

Câmara Municipal de Vereadores de Rondinha/RS.

Rondinha/RS, 17 de dezembro de 2018.

DEJANE I. ZORZI TONIN                            ADAIR A. MENIN

RAMON GASPARETTO                     SERGIO A. FORTES DA SILVA